Biologia, perguntado por marialidiapmp7gdts, 3 meses atrás

02. A irradiação adaptativa é um processo evolutivo que ocorre quando um grupo ancestral coloniza diferentes ambientes e pode originar outras espécies. Ao colonizar novos ambientes, cada grupo fica submetido a diferentes condições ambientais. Assim, possibilita o surgimento de uma grande variedade de formas de vida. A seleção natural permite a sobrevivência dos mais adaptados. O isolamento geográfico entre os grupos ancestrais permite a especiação, o processo de formação de novas espécies. Em resumo, a irradiação adaptativa corresponde ao surgimento de espécies, em diferentes ambientes, a partir de um ancestral comum. (1,0)
Em qual dessas situações o conceito de Irradiação Adaptativa se aplica.
a) Mamiferos vivendo na água, no ambiente terrestre e no ar.
c) Peixes ósseos vivendo em ambiente dulcícola.
b) Répteis vivendo no ambiente aquático.
d) Aves de rapina nas grandes montanhas.

Soluções para a tarefa

Respondido por gabrielamorip
0

O conceito de irradiação adaptativa se aplica na situação em que os mamíferos vivem em água, no ambiente terrestre e no ar (letra A).

Irradiação Adaptativa

É comum que os seres vivos dominem diferentes ambientes com o passar dos anos. Nesse sentido, uma mesma espécie, ou espécies diferentes com mesmo ancestral comum, podem vir a habitar locais distintos.

Nessas situações, os grupos passam a ficar separados uns dos outros e expostos a fatores ambientais distintos. Com isso, a evolução dos organismos seguem caminhos distintos, o que faz com que eles passem a apresentar características distintas.

Outra questão sobre irradiação adaptativa:

https://brainly.com.br/tarefa/7331141

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes