01. O narrador descreve o cenário no qual as personagens irão se encontrar. Que cenário é esse? Qual a
importância dele na narrativa?
Soluções para a tarefa
Resposta:
o cenário é o local onde o personagem se encontra e ele é importante para que o leitor possa vizualizar melhor a história, em vez de fazer uma simples leitura o cenário ajuda o leitor a dar mais vida a história.
Resposta:
1. O narrador descreve o cenário no qual as personagens irão se encontrar. Que cenário é esse? Qual a importância dele na narrativa?
R=sim, o cenário seria em uma floresta, em uma tortuosa ladeira, modestas casas espalhadas sem simetria e ilhadas em terrenos baldios, No meio da rua sem calçamento, coberta aqui e ali por um mato rasteiro, algumas crianças brincavam de roda. A débil cantiga infantil era a única nota viva na quietude da tarde.
2. De acordo com o texto Venha ver o pôr-do-sol considere as afirmações abaixo:
I. Ricardo esperava Raquel encostado em uma árvore e quando ela chegou eles começaram a andar pelo cemitério.
II. Ricardo nunca se conformou com a separação de Raquel, e por conhecer muito bem o seu espírito aventureiro, resolve
convidá-la para um último encontro em um cemitério abandonado.
III. O conto foi escrito em 1a Pessoa e permite ao autor penetrar e desvendar com maior riqueza o mundo psicológico dos personagens;
IV. O tempo em que se desenvolve o enredo da história é longo, desde o momento em que os dois estão no cemitério até o momento em que Raquel é trancada na tumba e Ricardo vai embora.
A análise das afirmativas nos permite concluir que estão corretas somente as alternativas:
(D)III e IV
3. Assinale a alternativa CORRETA no que diz respeito ao texto Venha ver o pôr-do-sol.
(C) A linguagem do conto não é difícil, e sua maior parte se dá através de diálogos entre Ricardo e Raquel.
4. A partir do diálogo estabelecido entre as personagens, sabemos como era Raquel e como ela está agora. O que mudou na personagem? E em relação à situação financeira dos personagens, o que ocorreu?
R= ela ficou elegante, quando ela andava com ele se vestia esportivamente com uns sapatoes sete léguas, Ricardo ficou mais pobre ainda mora agora em uma pensão horrenda.
5. A ideia de Ricardo, a princípio, parece estranha: ver o pôr do sol em um cemitério. No entanto, ele tranquiliza o leitor. Que argumentos ele usou para convencê-lo de que o passeio poderia ser bom?
R= ele disse: que escolheu o cemitério porque não quer que ela se arrisque e que não tem lugar mais discreto do que um cemitério abandonado, completamente "abandonado”. E que já mais ninguém os descobririam no cemitério, não havia nem mesmo fantasmas perambulando por lá, e que ha séculos ninguém era enterrado por lá, não sobrou nem mesmo os ossos.
6. Como Ricardo convence a ex-namorada a entrar na catacumba? O que essa personagem descobre nesse momento? Qual a sua reação?
R: Ele convence ela depois de insistir muito, e falava que lá era o jazigo da família dele e que já havia passado varias vezes com a prima dele para visitar seus entes queridos. Raquel descobre Ricardo estava mentindo e que Maria Emília não poderia ser a namorada dele porque ela morreu a mais de 100 Anos, ela fica irritada, ofegante com os olhos cheios de lagrimas os lábios dela se pregaram um ao outro como se entre eles houvesse cola, os olhos rodavam pesadamente em uma expressão enaltecida.
7. Todas as afirmações que se referem às personagens Raquel e Ricardo estão de acordo com o texto,
MENOS:
(A) Ricardo estava decidido a voltar ao cemitério e retirar Raquel da catacumba.
8. Quanto aos comentários sobre o texto Venha ver o pôr-do-sol, é incorreto afirmar que:
(D) A história é narrada em terceira pessoa, ou seja, o narrador está fora da história, não é uma das personagens.
9. É possível afirmar que o crime foi premeditado? Utilize fatos do texto para comprovar sua resposta.
R=sim, porque ele armou tudo inventando mentiras, falando que tinha um jazigo da família dele no cemitério, e que namorava a tal da Maria Emília, e ainda por cima ele trocou a fechadura velha enferrujada por uma nova, para que ele pudesse ter acesso a chave para tranca-la lá.
10. O narrador, no final do conto, diz que a personagem Raquel, ao tomar consciência de sua condição, lança gritos semelhantes aos de um animal. Explique essa comparação.
R= durante algum tempo ele ainda ouviu os gritos se multiplicar, semelhantes a de um animal sendo estraçalhado, depois os uivos foram ficando mais remotos, abafados como se tivesse vindo das profundezas da terra.
11. Nesse caso, é possível afirmar que o conto tem um desfecho inesperado? Comente a resposta dada.
R=sim, porque ninguém poderia imaginar que o Ricardo iria prender Raquel em uma catacumba, ainda mais com um monte de historia inventada para convence-la a entrar no cemitério.
Espero ter ajudado!! :3