01 – A primeira lei de Newton enuncia que um corpo em movimento retilíneo e com velocidade constante ou em repouso manterá essas condições (situação de inércia) quando não houver a ação de força externa resultante sobre ele. Dentre as situações apresentadas a seguir, assinale aquela em que o objeto exemplifica uma situação de inércia. a) Um satélite em órbita circular ao redor da Terra sob a ação da aceleração centrípeta. b) Uma bola em queda livre para o chão sob a ação da aceleração da gravidade. c) Um carro movendo-se com velocidade constante em uma estrada reta e horizontal, com acenula. d) Um projétil no ponto mais alto de sua trajetória. e) Ao puxar lentamente a toalha que cobre uma mesa, os objetos que estão em cima dela caem sobre a toalha.
Soluções para a tarefa
Letra C = Uma carro movendo-se com a velocidade constante em uma estrada reta e horizontal, com acenula.
Explicação: Está em equilíbrio, pois não existe força resultante, logo não há aceleração e por essa razão a velocidade é constante.
A alternativa correta é a letra C). A explicação para isso é que a C é a única alternativa que exemplifica através de uma velocidade constante. A aceleração é a variação de velocidade sobre o tempo, se a velocidade é constante, não há variação dela, com isso, a aceleração é nula.
O desenvolvimento desse tipo de estudo é fundamental para o entendimento da mecânica clássica, por esse motivo, é tão fundamental sabermos física básica, pois aprendemos um pouco mias sobre o funcionamento natural do universo sob determinadas condições.