ENEM, perguntado por anahvalim7798, 11 meses atrás

0 humor da tira decorre a) do uso da expressão "sniff, sniff' em um diálogo, pressupondo imaturidade linguística da criança. b) da ignorância, por parte da criança, de qual é o conceito de uma onomatopéia. c) do uso equivocado do termo "onomatopéia" por parte da mâe. d) da mistura da linguagem do diálogo com a linguagem da representação de uma onomatopéia, explicitada pela fala da mâe. e) da alteração do sentido da palavra "onomatopéia", de acordo com o contexto em que se insere.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por giovannazirondi
0
Olá,

Analisando a tirinha exposta e apropriada como objeto de estudo, podemos conferir que o humor se encontra através da expressão da mãe em ordenar que seu filho "engula essa onomatopeia". Isso se dá, pois há uma mistura entre as linguagens do texto, de modo que o choro, representado por “snif” passa a ser explicitado como onomatopeia.


Seguindo um padrão lógico, o correto seria que a mãe ordenasse ao filho que “engolisse o choro”, todavia, ao ordenar que ele "engula a onomatopeia", rompe com a linha esperada pelo leitor e provoca o riso ao notar que a própria personagem da tira compreende a linguagem a qual pertence.

 

Deste modo, podemos configurar como alternativa que melhor se adequa à resposta a Alternativa D.

 

Bons estudos!

Perguntas interessantes